Quão mais barato a Cabotagem é comparado com o rodoviário?

O transporte de cargas no Brasil sempre foi fortemente dependente do modal rodoviário, responsável por aproximadamente 65% da movimentação de mercadorias no país. Entretanto, nas últimas décadas, a cabotagem (navegação entre portos dentro do território nacional) vem ganhando destaque. Ela se apresenta como uma alternativa mais eficiente, segura e, sobretudo, mais econômica para determinados tipos de cargas e distâncias. Mas afinal, quão mais barato é a navegação de cabotagem em comparação ao rodoviário?

Números da Cabotagem no Brasil

De acordo com a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a navegação de cabotagem vem apresentando um crescimento anual de 6% nos últimos anos. Agora, com base no Anuário Aquaviário 1º trimestre de 2024 da Antaq, foram transportados por cabotagem um total de 72,9 milhões de toneladas de carga. As principais mercadorias transportadas por cabotagem neste mesmo período foram:
  • Petróleo (óleo bruto) = 36,6 milhões de toneladas;
  • Derivados de petróleo (sem óleos brutos) = 11,9 milhões de toneladas;
  • Contêineres = 10,7 milhões de toneladas;
  • Bauxita = 5,4 milhões de toneladas;
  • Minério de ferro = 2,8 milhões de toneladas.
Já as principais instalações portuárias na movimentação de contêineres na cabotagem foram:
  • Santos = 174.411 TEU
  • Suape = 112.936 TEU
  • Porto Chibatão = 109.956 TEU
  • Terminal de Pecém = 105.276 TEU
  • Paranaguá = 92.775 TEU

Quão mais barata é a cabotagem em relação ao transporte rodoviário?

A diferença de custo entre a navegação de cabotagem e o transporte rodoviário pode variar bastante conforme o tipo de carga, o trecho, os volumes envolvidos e a infraestrutura disponível. Em termos gerais, as estimativas apontam que a navegação de cabotagem pode reduzir o custo de transporte em torno de 60% ou mais (por tonelada transportada) com relação ao transporte rodoviário.

Motivos para a cabotagem ser mais barata que o transporte rodoviário

Os principais motivos que tornam a cabotagem mais barata que o transporte rodoviário são:

Economia de escala

A economia de escala é um dos principais fatores que explicam por que a cabotagem costuma ser mais barata do que o transporte rodoviário. Em outras palavras, esse conceito refere-se à redução do custo médio por unidade transportada, à medida que o volume de carga aumenta. No caso específico da cabotagem, os navios possuem uma capacidade muito superior à dos caminhões, podendo transportar milhares de toneladas de mercadorias em uma única viagem. Como resultado, esse grande volume dilui os custos fixos operacionais (como combustível, tripulação e manutenção), tornando assim o custo por tonelada transportada significativamente menor.

Menor consumo energético

A navegação de cabotagem é mais eficiente em termos de consumo energético em comparação ao rodoviário. Enquanto um caminhão transporta uma quantidade limitada de carga e exige maior consumo de combustível por tonelada transportada, o navio consegue movimentar grandes volumes com menor impacto relativo. Esse menor consumo energético contribui para uma redução adicional nos custos operacionais, reforçando as vantagens econômicas da cabotagem.

Menores custos operacionais

Enquanto no transporte rodoviário cada caminhão exige um motorista e manutenção constante, além de enfrentar gastos elevados com pedágios, combustíveis e desgaste das estradas, na cabotagem os navios conseguem movimentar grandes volumes de mercadorias em uma única viagem, diluindo os custos logísticos. Além disso, a infraestrutura portuária, embora demande investimentos, tende a apresentar menor custo de manutenção em comparação com a malha rodoviária, que sofre deterioração rápida devido ao uso intenso e às condições climáticas. A previsibilidade operacional da cabotagem também contribui para a redução de custos, já que o trânsito e outros imprevistos comuns nas rodovias são menos frequentes nas rotas marítimas. Dessa forma, a eficiência no consumo de recursos e a escala operacional fazem com que a cabotagem seja uma modalidade de transporte mais barata e competitiva, especialmente para a movimentação de cargas de grande volume ao longo da extensa costa marítima brasileira.

Por que a cabotagem ainda é subutilizada no Brasil?

A navegação de cabotagem apresenta diversas vantagens, como a redução de custos logísticos e o menor impacto ambiental em comparação com o transporte rodoviário. No entanto, ela ainda continua sendo subutilizada no Brasil. Do volume de cargas domésticas transportadas, infelizmente as transportadas por cabotagem giram em torno de 12% apenas, e quase 80% desse volume é petróleo e derivados. Excluindo o transporte de petróleo e derivados por cabotagem, o volume de cargas transportadas acaba girando em torno de 4% a 5%, o que representa um índice muito baixo. Nesse contexto, o principal motivo pelo qual a cabotagem ainda é um meio de transporte subutilizado no Brasil é a falta de conscientização. De fato, há uma cultura predominante no setor logístico brasileiro que, historicamente, prioriza o transporte rodoviário, reforçada por décadas de investimentos concentrados na malha rodoviária, em detrimento do desenvolvimento de alternativas como a cabotagem. Embora iniciativas recentes, como o Programa BR do Mar, busquem estimular o crescimento dessa modalidade, ainda há desafios a serem superados para que a navegação de cabotagem seja amplamente utilizada pelas empresas no Brasil.

O futuro da Cabotagem no Brasil

O futuro da cabotagem no Brasil apresenta um cenário promissor, impulsionado por políticas públicas e a necessidade crescente de alternativas logísticas mais eficientes. Assim, nos últimos anos, o governo brasileiro tem adotado medidas para estimular a Cabotagem, de forma a ampliar a oferta de embarcações, simplificar a regulamentação e fomentar a competitividade do setor. Além disso, a demanda por soluções logísticas mais sustentáveis coloca a Cabotagem em posição de destaque, já que o transporte marítimo apresenta menor emissão de gases do efeito estufa por tonelada transportada em comparação ao modal rodoviário. Por isso, essa vantagem ambiental, aliada à possibilidade de redução de custos e riscos logísticos, tende a fortalecer a cabotagem como uma alternativa viável para o escoamento de cargas, especialmente em longas distâncias ao longo da extensa costa brasileira.

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