Quais portos operam navios de cabotagem com linhas regulares?

Dada a extensão da costa brasileira, que possui cerca de 7.500 Km, o país conta com diversos portos que operam navios de cabotagem com linhas regulares, conectando as principais regiões econômicas brasileiras. Vamos conhecer neste texto alguns desses portos.  

Portos brasileiros com operação regular de cabotagem

De acordo com o Anuário Estatístico Portuário ANTAQ, no acumulado de janeiro a março de 2025, a cabotagem movimentou um total de 51,9 milhões de toneladas de cargas.

Porto de Santos (SP)

O maior e mais importante porto do Brasil, Santos é um hub fundamental para a cabotagem. Ele conecta o Sudeste com o Nordeste, Sul e Norte do país. Operam regularmente navios de cabotagem transportando contêineres, granéis líquidos, granéis sólidos e carga geral. De acordo com as estatísticas encontradas no próprio site do Porto de Santos, no acumulado de 2025 ocorreu a atracação de 243 navios de cabotagem, mesmo número de navios atracados no mesmo período de 2024. Quanto ao tipo de carga, neste mesmo período na importação foram movimentados:
  • 1.024.070 toneladas de carga geral
  • 137.703 toneladas de sólidos a granel
  • 363.152 toneladas de líquidos a granel
Já na exportação, no mesmo período foram movimentados:
  • 1.103.545 toneladas de carga geral
  • 52.343 toneladas de sólidos a granel
  • 1.834.869 toneladas de líquidos a granel
Em relação a movimentação de contêineres por cabotagem no acumulado de janeiro a março de 2025, foi:
  • Na importação: 11.228 TEUs (contêineres de 20 pés) + 92.490 TEUs (contêineres de 40 pés).
  • Na exportação: 10.914 TEUs (contêineres de 20 pés) + 83.206 TEUs (contêineres de 40 pés).

Porto de Itajaí e Porto de Navegantes (SC)

Esses dois portos, situados no estado de Santa Catarina, são importantes polos de exportação e importação, e também operam linhas regulares de cabotagem, sobretudo no transporte de contêineres. O Porto de Itajaí possui 6 linhas regulares operando navios de cabotagem, enquanto a Portonave possui 5 linhas regulares, de acordo com as estatísticas apresentadas no site.

Porto de Paranaguá (PR)

Localizado no Paraná, o Porto de Paranaguá é um importante ponto de conexão no Sul do Brasil para as linhas regulares de cabotagem. De acordo com o Portfólio de Serviços Marítimos 2025 da TPC (Terminal de Contêineres de Paranaguá), empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, há dois serviços de cabotagem que atendem o Brasil ao longo da costa, com escalas semanais regulares:
  • Rotação Santos / Navegantes / Paranaguá / Salvador / Suape / Pecém / Manaus com os armadores Log-In e Aliança.
  • Rotação da cabotagem é Santos / Itajaí / Paranaguá / Suape / Pecém / Manaus / Pecém / Suape com o armador Norcast.

Porto de Itapoá (SC)

O Porto de Itapoá, localizado no litoral norte de Santa Catarina, está entre os maiores terminais portuários de contêineres do Brasil. No primeiro semestre de 2023, o Porto de Itapoá movimentou na cabotagem um total de 82.299 TEUs, o que representou um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2022. Ele conta com os serviços dos três armadores na Cabotagem: Aliança, Mercosul Line e Log-In.

Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro possui participação ativa no transporte de cargas por cabotagem. No acumulado de janeiro a dezembro de 2024, foi movimentado por Cabotagem o total de 270.039 TEUs, sendo 140.249 TEUs no embarque e 129.790 TEUS no desembarque.

Porto de Salvador (BA)

Esse porto é essencial para o abastecimento e escoamento de cargas na região Nordeste, movimentando Granéis Sólidos, Cargas Gerais e Contêineres. Na cabotagem, o Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador movimentou 9.6 mil TEUs só no mês de agosto de 2024, com materiais dos segmentos de plásticos e polímeros (+44%) e químicos (+52%), além do segmento de bebidas (+76%).

Porto de Suape (PE)

Um dos mais importantes portos do Nordeste, sua localização estratégica facilita o transporte de cargas por Cabotagem. Segundo a Folha de Pernambuco, o Porto de Suape é líder em cabotagem no Norte e Nordeste, movimentando 90% de contêineres na região. Os produtos movimentados pela cabotagem com destino à Exportação incluem etanol, açúcar e frutas tropicais para mercados como Ásia, Europa e América do Norte.

Porto de Pecém (CE)

Outro porto estratégico no Nordeste, Pecém é um ponto regular de movimentação de cabotagem, integrando o corredor logístico com o Norte e o Sudeste. Segundo as estatísticas apresentadas no site do Porto de Pecém, no acumulado de janeiro a abril de 2025 foram movimentados o total de 4.198.315 toneladas de cargas por cabotagem, representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2024. Os tipos de cargas movimentadas por cabotagem foram:
  • 6% – Carga Geral/Solta = 246.162 toneladas
  • 41% – Granel Sólido = 1.705.391 toneladas
  • 53% – Carga conteinerizada = 2.199.301 toneladas
O principais produtos movimentados por cabotagem foram:
  • No desembarque: minérios, cereais, ferro fundido e combustíveis minerais.
  • No embarque: ferro fundido, sal, combustíveis minerais, plásticos e suas obras.

Porto de Manaus (AM)

O Porto de Manaus é essencial para o abastecimento da Zona Franca de Manaus. O porto conta com o Serviço Expresso Amazonas, que oferece uma rota direta entre Manaus (AM) e o Porto de Santos (SP), sem escalas intermediárias e com frequência semanal. Enquanto no trajeto Porto de Santos – Porto de Manaus, o navio faz escalas em Navegantes (SC), Salvador (BA), Suape (PE) e Pecém (CE). O serviço Expresso Amazonas transporta diversos produtos, como eletrônicos, alimentos e linha branca.

Porto Chibatão (AM)

O Porto Chibatão é um terminal de Uso Privado que realiza a movimentação e armazenagem de cargas gerais e conteinerizada e conta com 250 mil metros quadrados de área exclusiva para cabotagem. A infraestrutura da área dedicada à Cabotagem conta com uma ampla rede de tomadas dedicadas para contêineres Reefers, de forma a assegurar as condições ideais para cargas refrigeradas.

Rota segura e econômica na Cabotagem é com a Akamai

Quando se trata da movimentação de mercadorias por cabotagem, a Akamai é especialista, garantindo agilidade, segurança e redução de custos para sua operação. A nossa expertise em cabotagem permite que sua empresa conte com uma operação estruturada, com rotas seguras, eficientes e adaptadas às necessidades da sua empresa. Na Akamai, atuamos tanto em estados com escala em Portos Atendidos como estados atendidos através de Multimodalidade (Marítimo + Rodoviário. Entre em contato com nossa equipe e conheça a rota ideal para o seu negócio!
Comments for this post are closed.